- Sempre que for costurar tecidos finos, use agulha de máquina com ponta dourada. Ela não deixa o tecido repuxar.
- Antes de cortar qualquer tecido, umedeça-o. E, no caso das malhas, descanse a peça sobre uma mesa por aproximadamente 12 horas. Isso evita distorções, já que são esticadas ao serem armazenadas em bobinas.
- Se você não tiver giz para riscar o molde, pode substituí-los por lascas de sabonete usado e seco. Não macha e sai fácil ao esfregar.
- Para costurar tecidos leves, como a seda, o chiffon e o voal, aconselho usar tiras de papel fino - tipo manteiga - junto ao tecido. Depois que terminar é só puxar com cuidado. Não tem erro.
- O ferro é um excelente aliado. Tenha um quente e outro frio. Com o choque térmico o acabamento fica impecável.
- Tudo que fizer tem que ser alinhavado e passado a ferro antes de ir para a máquina. Para ajustar, a pessoa deve vestir a peça do avesso.
- Faça sempre um toque de embeber em decores, cavas ou trechos enviesados, para evitar que as bordas se distendam. Também use uma régua de madeira bem lixada para frisar a costura após o ferro de passar.
- Quando for costurar napa, couro ou couro sintético, passe um algodão embebido em silicone sobre o material. Assim, o pé da máquina de costura deslisa com facilidade.
- Tenha uma tesoura com a ponta bem afiada. É perfeita para dar piques em todas as costuras que não são retas.
- Sempre deixe folgas largas, para não correr o risco de perder a peça de roupa.
0 comentários